quarta-feira, 17 de junho de 2009

Linux: uma nova concepção de informatica

Conheço pouco de Linux. É natural do ser humano ter medo do que não conhece, principalmente se tiver que usar mais o cérebro. O pouco que tenho lido e acompanhado na própria Internet é que cada dia que se passa, mas pessoas estão dando preferência a esse novo sistema operacional. Se houver um bom treinamento e se familiarizarem com o Linux, os usuarios vão começar a perceber que não é tão difícil assim e existe vida fora da ciranda Windows e Microsoft. As vantagens desse sistema, além de ser gratuito, é que não corremos o risco de contrair os tão temidos vírus. E por ser gratuito, todos os navegadores da grande rede com o sistema Linux poderão ter um acesso maior ao mundo digital. A chamada inclusão digital, ou seja a democratização aos meios da informática, de forma a permitir a inserção de todos numa chamada era digital como dos computadores, dos e-mails, da grande rede mundial, onde as distancias se encurtam. Só que numa sociedade capitalista essa inclusão pode custar caro, por isso no mundo da inclusão digital, um sistema operacional gratuito é imprescindível, quando se pode ter programas livres, ou um software livre se torna cada vez mais fácil. Software livre, significa que seu código-fonte está disponível para qualquer um e você pode alterá-lo para adequá-lo às suas necessidades, sem ter de pagar. Software livre é de fato gratuito, mas usar este termo somente para designar softwares sem custo é um erro grosseiro. Software gratuito (freeware), por si só, é um software que você usa sem precisar pagar. Você não tem acesso ao seu código-fonte, portanto não pode alterá-lo ou simplesmente estudá-lo, somente pode usá-lo, da forma como ele foi disponibilizado.

4 comentários:

  1. Partindo do princípio de que o esporte é um dos caminhos de se conseguir a plena cidadania, eu parabenizo o meu amigo Edson por se identificar e saber fazer uso dessa ferramenta tão forte na sociedade atual.

    ResponderExcluir
  2. Oi professor fiquei encantada com seu trabalho apresentado aqui no blog, juro que agora vou receber como exemplo suas idéias e fazer valer para mim também.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Professor, esse sistema será uma ferramenta bem interessante e ajudará nosso alunado em seus estudos, seu blog é bem interessante e quero aprender muito com sua experiência. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o Linux nos mostra uma nova visão de software livre e dinâmico para nosso cotidiano . sobre o seu blog vc realmente trás assuntos relevantes sobre assuntos sobre saúde, prática de educação física e boa forma . acredito muito na sua prática em sala de aula, no seu domínio de conteúdo, na sua postura de sala de aula e sempre acredite na sua capacidade e não no que os outros acham e pensam sobre vc . falou amigo ....

    ResponderExcluir

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?