domingo, 20 de março de 2011

Marcio Brandão, fala sobre a cirurgia que fez no Joelho, na aula de Educação Física da EEM São Francisco da Cruz.

Para encerrar o conteúdo sobre anatomia e fisiologia do aparelho locomotor, nas aulas de Educação fisica dos 3º anos da EEM São Francisco da Cruz. O Secretario de Esportes do municipio de Cruz, Marcio Brandão esteve presente na aula do 3º A eB manhã, para falar sobre sua cirurgia no joelho, no momento, a aula era sobre "Lesões no aparelho locomotor, quando não se respeita os limites do corpo". Marcio que em 2007, em um jogo pela Copa Vale do Acaraú, lesionou o menisco e o ligamento cruzado do joelho direito. De lá para cá foram 4 anos de muitas consultas e tratamentos, mas este só resolveu o problema quando Marcio fez uma cirurgia artróscopica. Ele contou como foi, desde a contusão e até a cirurgia, e ainda respondeu as perguntas dos alunos curiosos. No final Marcio deixou um alerta para os alunos, "respeitem os limites do corpo de vocês, o que eu passei não desejo para nenhum de vocês"

Marcio Brandão. mostrando que seu joelho ainda não esta totalmente recuperado

Os alunos ouviam atento as explicações do secretario...

Marcio mostrando por onde foi feito a cirurgia...

Sempre bem humorado, Marcio respondia as duvidas dos alunos...


Nesta cirurgia, marcio colocou três pinos...

Professor Edson Muniz, também fazia perguntas ao atleta...


O joelho é uma articulação complexa.


Geralmente, os danos aos ligamentos do joelho são causados por lesões relacionadas a esportes.

Com o paciente dormindo profundamente e livre de dores (sob anestesia geral ou espinal), várias punções pequenas são feitas na articulação do joelho.



O instrumento de visualização (artroscópio) e outros instrumentos são inseridos na articulação do joelho. Isso permite ao cirurgião visualizar os ligamentos, o disco do joelho (menisco), o osso do joelho (patela), o revestimento do joelho (sinóvia) e o resto da articulação. A artroscopia também é usada para visualizar o interior do joelho enquanto os ligamentos ou tendões são corrigidos pelo lado externo. Os tecidos danificados são então removidos.

Geralmente, os pacientes podem sair do hospital 24 horas depois da cirurgia. O tempo de recuperação e a necessidade de fisioterapia após a cirurgia são determinados pela severidade da lesão e pelo sucesso da cirurgia.


AGRADECIMENTO ESPECIAL A MARCIO BRANDÃO, PELA GENTILEZA DE TER NOS DADO A OPORTUNIDADE DE CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O CONTEÚDO DAS AULAS E TER GENTILMENTE PARTICIPADO DESTE QUE AO MEU VER, FOI DE GRANDE VALIA, PARA O APRENDIZADO DE TODOS.

Prof de Educação Física da EEM São Francisco da Cruz - Edson Muniz

Um comentário:

  1. Olá, é muito bom ouvir comentários como estes do Márcio e também os do professor Edson pois assim nós alunos podemos aprender tanto o conteúdo da aula quanto ficamos mais informados sobre determinados assuntos que ainda não conhecemos podendo assim ter mais cuidados com nossa saúde... Aprendi que devemos respeitar os limites do nosso corpo para não acontecer danos piores.

    ResponderExcluir

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?