quinta-feira, 16 de junho de 2011

Alunos do 3º Ano Médio da Escola São Francisco da Cruz realizam testes físicos, no estudo da Cineantropometria.

"A educação física escolar é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola de uma área denominada aqui de cultura corporal" (COLETIVO DE AUTORES, 1992, P.62). No seu corpo de conteúdos podem ser abordados assuntos relacionados à saúde, valores éticos, sociais, culturais e políticos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) propõem três blocos de conteúdos, onde um deles é o conhecimento sobre o corpo. Para se conhecer o corpo, além de abordar os conhecimentos anatômicos, fisiológicos e biomecânicos, é importante a compreensão da dimensão emocional.
A Educação Física é uma área de conhecimento que possui uma especificidade: o movimento humano consciente. É preciso que a prática seja realizada com embasamento teórico, sem perder suas características.
Por isso, é importante que o aluno perceba o ser humano como um todo (ser biológico, social e cultural) e não mais numa visão cartesiana, onde o homem é dividido em partes.
Nesse sentido, a avaliação antropométrica representa um importante recurso de assessoramento para análise física de um indivíduo, seja ele atleta ou não, pois oferece informações ligadas ao crescimento, desenvolvimento e envelhecimento (Marins, 1998, p.33).
Foi com este pensamento que o professor de Educação Física Escolar do 3º Ano Médio manhã e tarde da EEM São Francisco da Cruz, professor Edson Muniz, propôs para seus alunos, fazerem uma bateria de testes cineantropometricos, para conhecerem como estão suas capacidades  funcionais, tais como:força, velocidade, agilidade e flexibilidade. E de composição corporal representado pelo peso corporal, estatura, envergadura e índice de massa corporal (IMC). Os alunos da escola tem-se mostrado muito interessado pelo tema onde até compreensível já que são conhecimentos que têm significado e que podem ser utilizados em suas vidas diárias. Também são temas abordados constantemente pela mídia. Os dados coletados serão apresentados em agosto na Amostra da Área linguagens e Códigos. Esta aproximação com a realidade dos alunos, pode propiciar o confronto do conhecimento científico com o saber que esses trazem do cotidiano. Além disso, o aprofundamento sobre a realidade através da problematização desperta curiosidade e motivação destes.


Corrida de 20m, teste de velocidade
Chute ao gol: testar a coordenação

Wisley (3º ano - B Tarde) Aluno ensinando a fazer o teste força potencia dos membros superiores

Teste para aferir a envergadura

O professor explicando como aplicar o teste!!

Alunos sendo pesado!!

Alunos e professor fazendo medições

Teste de agilidade!!!!

Força explosiva dos membros inferiores...


Medindo a força de impulsão do membros superiores, arremeso de uma bola de 2 kg

Teste de flexibilidade
Aferindo a altura

Teste de flexibilidade com o banco

Resistencia abdominal

Participação de todos


Teste de velocidade anaérobica

Medindo a altura e anotando os dados...

Impulsão e potencia dos membros inferiores

As meninas também mandando ver nos testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?