segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Núcleo de Esporte Educacional de Cajueirinho I encerra suas atividades do ano de 2011

O núcleo de Cajueirinho, que acontece na escola João Evangelista Vasconcelos, o programa Esporte Educacional está sendo trabalhado desde o mês de agosto com duas unidades didáticas, uma sobre futsal e outra sobre voleibol. Atende um contingente de 45 crianças distribuídas em três turmas.
Em outubro foi dado sequencia ao que estava previsto na unidade didática, sendo trabalhado concomitantemente a disciplina que se deve ter na escola e em qualquer outro ambiente. Este tema foi trabalhado nas rodas de conversas e cobrado dos alunos durante as vivências.
Já em novembro foi planejado, juntamente com a turma do 9º ano da escola, a realização de um evento esportivo. Acontecido durante três semanas, foi um momento muito rico pois, os alunos do Esporte Educacional puderam vivenciar as experiências adquiridas, com colegas alheios ao programa. Além disso, foi dado a eles a autonomia para organizar suas equipes e comandar a realização dos jogos com mesários fazendo a contagem de tempo e preenchimento das súmulas dos jogos e arbitragem feita por eles próprios.
As equipes jogaram entre si, nas modalidades futsal e voleibol, sem se estabelecer uma equipe campeã e sem premiação. Tudo isso foi feito para que se pudesse tirar a ideia de competição e rivalidade. Os alunos aceitaram a condição sem reclamar e ainda comentavam: “Nós queremos é jogar”.
Por último o mês de novembro, onde foi trabalhado com os alunos as aprendizagens adquiridas no campo conceitual através de uma avaliação escrita. Em um momento posterior, essas avaliações foram levadas para a roda de conversa onde pudemos compartilhar as ideias apresentadas. Nesta avaliação, não foi atribuído notas, porém, serviu de instrumento para se perceber o ganho de conhecimento adquirido pelos alunos.

Manoel Messias de Carvalho
Monitor de esportes


Atividades com as crianças

Reunião com os pais para falar de esporte educacional

Volei é um dos esportes ensinado no Núcleo

O futsal é o outro esporte


Espaço utilizado para futsal é a quadra do colegio

Alegria e descontração no volei

Quadra de volei, improvisada á sobras das arvores...


Campeonato feito pelos alunos, olha o arbitro da partida de futsal...

Aqui a anotadora dos pontos do voleibol


Sumula do futsal!!!!!


Gostou desta postagem? Deixe seu comentario? Qual sua opinião sobre o Esporte Educacional?

Um comentário:

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?