domingo, 2 de dezembro de 2012

Aula de basquetebol.


A  Educação  Física  tem  no  movimento  tanto  um meio  quanto  um  fim  para  atingir  seu  objetivo educacional dentro  do  contexto  escolar.  O  movimento  pode  ser entendido como uma atividade, no caso corporal,  que  se  manifesta  através  do  jogo,  do  esporte,  da dança ou da ginástica. A escola assumiu o ensino do esporte, praticamente como única estratégia. E esta é uma constatação fácil de ser percebida em toda instituição escolar, tenha ela ou não  estrutura  para  tal.  Segundo  BRACHT  (1992)  apesar  da Educação  Física  haver  lançado  mão  de  um  amplo  leque  de objetivos,  como  o  desenvolvimento  do  sentimento  de grupo, cooperação,  etc,  o  objetivo  da  escola  é  tão  somente  a aprendizagem  do  esporte, ficando  a  ginástica  e  a  corrida,  por exemplo,  como  simples  aquecimento,  além  dos  jogos populares  terem  sido  transformados  em  "jogos  pré-desportivos".  O  esporte passou  a  ser  o  conteúdo  hegemônico da  Educação  Física.  Sentidos  tais  como  o  expressivo,  o criativo  e  o  comunicativo,  que  se  manifestam  em  outras atividades  de  movimento,  não  são  explorados  quando  o conteúdo escolar é apenas o esportivo (KUNZ, 1989).  

E assim a os alunos da EEM São Francisco da Cruz, estudaram durante este 4º bimestre tem estudado sobre  o esporte basquetebol, e na semana das provas finais, não preocupado ao processo  ensino-aprendizado  de  técnicas,  gestos automatizados, onde somente o professor-técnico as conhece  e  domina, mas que estes possam vivenciar e conhecer a conceitualmente sobre este esporte, aqui deixaremos um teste para que você possa testar seus conhecimentos :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?