quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Combate a DENGUE nas aulas de Esportes.

De acordo com Rosseto Junior (2008), o esporte quando vinculado à educação, à cidadania e à comunidade, é necessário, por parte de seus professores, ampliar olhares e horizontes para além  da formação de "atletas".
O planejamento é algo indispensável, quando se trata de aulas de esportes, mas as vezes surge situações inesperada que não foi planejada, assim como o que aconteceu nesta manhã de 20 de fevereiro de 2013, no núcleo movimento Cruz 02, do Programa Segundo Tempo, que fica na EEIF Constância de Sousa Muniz. Enquanto uma aluna brincava na areá da quadra de vôlei, deparou-se com uma nuvem de pernilongos, diante desta situação, a mesma veio reclamando para os professores. Atualmente no bairro onde fica o núcleo, tem caído fortes chuvas, que se acumula ao redor da escola  juntando com o calor que estava fazendo, é o ambiente ideal para pernilongos e insetos, proliferarem, e principalmente os que causam uma das doenças que mais tem crescido por aqui: a DENGUE.  
E assim na roda de conversa inicial os professores passaram para os alunos esta informação e os mesmos foram incentivados a buscar, e descobrir os possíveis locais de morada dos insetos (os locais com água parada), e não foi difícil os alunos encontrarem. Numa rápida volta ao redor da quadra, do lado das salas de aulas foram encontrados, copos descartáveis, garrafas com água, pratos, lata de refrigerantes, pneus, até nos pilares da quadra, tinha "criadouros" de mosquito. Em seguida estes locais com aguá, foram substituídos por areia e pedras, as garrafas, pratos e copos foram recolhidos e colocado no lixo. Os alunos fizeram sua parte, cabe a todos fazerem também as suas. 
"Não basta ensinar só esporte, tem que ensinar a viver" João Batista Freire



 Alunos colocando terra, onde tinha água nos pilares de sustentação da quadra.



 Professor explicando sobre o lixo e os locais que acumulam água
.
 Locais onde ficam água, parada...

 Lixo e copos descartáveis...

 Uma busca de locais com água parada ao redor da quadra!!!!!!!!


Todos contra os mosquitos!!!!!!!!

2 comentários:

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?