segunda-feira, 15 de julho de 2013

Tombado de carinho !

Os alunos do Núcleo Cruz 02 do PST nesta segunda feira dia 15 de julho, fizeram suas atividades nas Praças ao redor da igreja de São Francisco, as duas praças da igreja matriz como é conhecida. O local da escolhido para as atividades deste dia não foi por acaso, como o tema gerador deste mês é NOSSA FAUNA E NOSSA FLORA, os professores do núcleo, aproveitaram e foram visitar o "velho tamarineiro" uma planta tombada e simbolo do município de Cruz. 

Conhecendo um pouco da história do Tamarineiro

Localizado ao lado da Igreja Matriz, com uma idade aproximada de 121 anos, a planta surgiu quando Alexandre Bernardino Albuquerque brocou o terrreno onde hoje se encontra a Praça e a Igreja Matriz e deixou algumas plantas entre elas o tamarineiro que ainda pequenino , mais resistente servia como suporte de uma cerca construída pelo mesmo. Por ocasião da construção da Igreja Matriz a cerca foi retirada, mas ele permaneceu no lugar. O tamarineiro foi usado em fins do século 19 como barracão, onde a sua sombra animais eram vendidos, descansavam, servia também como matadouro, bate papo para as Senhoras além de embelezar a praça era um dos pontos de referência para visitantes. Um dos primeiros a fazer comércio de baixo da árvore foi o Sr. Francisco Vidal. O Tamarineiro já faz parte da paisagem turística da entrada de Cruz. Devido ao incomodo que causa ao tráfego de transportes, já tentaram derrubá-lo, o que foi impedido por pedidos da população que tanto o admiram.
O vigário local da Igreja Matriz de Cruz, Manoel Valdery da Rocha, sempre defendeu o velho tamarineiro como uma árvore histórica inclusive a primeira turma de faculdade de história de Cruz teve como marco principal o “Velho Tamarineiro” colocado em seu livro de colação de grau a poesia abaixo: “Meu velho tamarineiro: Muito mais que centenário / Lá da praça matriz / Ontem, mercado de carne / Local de amarração / Dos animais do novenário”.

 Um abraço no "gigante"

 Roda de conversa inicial, ao lado do simbolo do nosso município (a CRUZ) 


 Montagem do espaço para o futebol


 Escolha dos times


 Jogo de vôlei na praça

 Badminton na grama

 Tenis na calçada da Igreja, é assim nosso Núcleo CRUZ 2


 Abordando o tema gerador, nossa FAUNA, nossa FLORA

 Explicação sobre a planta "simbolo" de Cruz


 Nosso abraço, de todos que faze, o PST, núcleo CRUZ 2


 Ainda teve um lanche!!!!

Hora de volta para casa, mas, amanhã tem mais!!!!!!!!!


ESTE TAMARINEIRO QUE HOJE FOI VISITADO PELAS CRIANÇAS DO NÚCLEO DE ESPORTE EDUCACIONAL CRUZ 02, É CANTADO EM VERSO E PROSA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?