terça-feira, 13 de agosto de 2013

Projeto TAMAR entra no roteiro de férias do núcleo de esporte educacional Cruz 02

Conhecendo nosso fauna e nossa flora foi muito bem trabalhado no periodo das férias por todos os integrantes do núcleo Cruz 02 do PST, pois durante o roteiro de férias das atividades do núcleo, a tematica foi muito trabalhada e discutida por pais, professores e alunos do núcleo. E um dos momentos mais aguardado por todos, foi a viagem a localidade de Almofala, cerca de uns 50 km da sede do núcleo para conhecer o projeto que salva e recupera as tartarugas marinhas, aqui de nossa região. este dia foi o recorde de participaçao de pais e alunos, cerca de quase 80 pessoas foram ao Projeto TAMAR,  para conhecer de perto, o que se faz por lá.

A praia de Almofala, a 190km de Fortaleza, é uma comunidade indígena, considerada como último reduto dos Tremembé no litoral oeste do Ceará. É uma praia cheia de lendas e tartarugas-verde (Chelonia mydas) - ou aruanãs, como são chamadas pelos indígenas, que buscam suas águas para alimentação, desenvolvimento e descanso. A maioria desses animais pertence a populações de áreas de desovas distantes, como Suriname, Aves Island, Tortugueiro e Ilha de Ascension, na África. Todas as espécies de tartarugas marinhas ocorrem na costa cearense.

Para proteger os animais capturados incidentalmente em currais de pesca, redes de espera para peixes e caçoeira para lagostas, o Tamar instalou, em 1992, sua base em Almofala, no município de Itarema, a única no Estado. A ação do Projeto envolve a população local, de aproximadamente 36,5 mil habitantes, distribuídos em sete localidades de dois municípios (de leste para oeste): Torrões, Almofala, Porto do Barco, Guajiru e Farol, em Itarema; Volta do Rio e Espraiado, em Acaraú. No total, a base monitora 40km de praias, além de locais de desembarque, venda de peixes e mercados públicos.


A chegada ao projeto TAMAR


A curiosidade de todos...


As amostras de ovos, e ossos de tartarugas

A explicaçao do profesosr e todos atentos




Conhecendo os animais




Os curiosos tirava suas duvidas...

Um video explicativo, conhecer para presevar



Na sala do Video...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?