quarta-feira, 13 de maio de 2009

Estudo das Unidades Didáticas nas Escolas dos Municipio de Cruz

Uma unidade didática é "um conjunto ordenado de atividades, estruturadas e articuladas para a consecução de um objetivo educativo em relação a um conteúdo correto".
Construtivismo na Sala de Aula, de Cesar Coll e outros, Editora Atual, 1996, capítulo 6: "Os Enfoques Didáticos".

Na Unidade Didática (UD) deve conter:
  • Uma definição clara dos conteúdos a serem ensinados e seus respectivos objetivos educativos, isto é, o enfoque e a profundidade com que o processo de aprendizagem deve ocorrer. (Um objetivo em educação é sempre um processo de crescimento pessoal que se pretende proporcionar ao aluno por meio do ensino)
  • Uma seqüência ordenada de atividades que serão propostas aos alunos com o propósito de atingir os objetivos relacionados acima.
  • Uma avaliação permanente das propostas de ensino e dos processos de aprendizagem que ocorrem durante todo o desenvolvimento da unidade.

Durantes os meses de abril e maio, a equipe que esta sendo capacitado pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), está promovendo estudo sobre planejamentos das aulas de Esporte Educacional. O trabalho consiste na elaboração de uma unidade didática temática e no conjunto de aulas destinadas ao ensino das modalidades esportivas, no primeiro momento tem um estudo do livro Praticas Pedagógicas para o Ensino do Esporte Educacional em seguida os ensinamentos sobre a UD. O municipio de Cruz, foi divido em pólos de estudo, a equipe visita a escola.

  • PÓLO 1: Escolas dos bairros de Aningas, Centro, Canema, Tucuns e Lagoa Salgada, equipe responsável, Edson e Cleide.
  • PÓLO 2: Escola das comunidades de Córrego da Poeira e Poço Doce II, equipe responsável, Edson e Cleide.
  • PÓLO 3: Escola das comunidades de Monteiros, Cajueirinho II, Solidão, Aroeira, Frei Jorge, equipe responsável, Jane e Valdenor.
  • PÓLO 4: Escolas das comunidades de Preá, Cavalo Bravo e Caiçara, equipe responsável Nilva e Jane/Valdenor .

Dia 12 de maio o encontro para os estudo foi na EEF Filomeno Freitas Vasconcelos no bairro de Tucuns, além dos monitores do pólo 1, ainda contamos com a visita do Secretario de Educação do Município de Cruz, Raí Motta, que falou sobre a importancia deste planejamento e do Esporte Educacional.

Secretario de Educação Raí, conferindo de perto os estudos sobre a Unidade Didática

Edmundo, Cecila, monitor da Escola do Centro, Edson Coordenador de Esporte Educacional, Silvio Santos monitor da Escola de Lagoa Salgada e Morais , monitor da Escola do Canema.

Momentos de Estudos na EEF José Joaquim de Monteiros na comunidade de Monteiros, com os monitore educacionais do pólo 3, no dia 28 de abril.

Edilene, monitora da Escola de Frei Jorge, Valdenor, monitor da Escola do Cajueirinho II, Jane monitora da Escola de Monteiros e Raimundo Odilon monitor da Escola de Aroeira

Dia 28 de abril os monitores educacionais do Pólo 2 foram até a EEF Raimundo Luiz da Silveira na localidade de Córrego da Poeira, para discutir e aprender a fazer suas unidades didáticas.

Tonny, monitor da Escola de Poço Doçe II , Edson, Cleide coordenadores do estudo e Francisco Antonio, monitor da Escola de Córrego da Poeira.

No dia 20 de Abril o pólo 3 se reuniu na EEF Santa Cecilia na comunidade de Aroeira

Neste dia de Estudo a Diretora da Escola Marli Aires esteve presente junto com Xavier, monitor da escola de Solidão, Raimundo da escola anfitriã, Edilene monitora da Escola de Frei Jorge, Valdenor da Escola do Cajueirinho II, coordenadora pedagógica da Escola e Jane coordenadora dos estudos


No dia 27 de Abril os monitores educacionais que fazem parte do pólo 1 se reuniram para estudar no CEB Maria Pereira Brandão no Centro

Neste encontro estavam presentes Edson , Cecilia, começando a integrar a equipe de monitores de Eporte EducacionalEdmundo , ambos da Escola do Centro, Morais, monitor da escola do Canema e Cleide da Escola de Tucuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?