sexta-feira, 1 de maio de 2009

PROGRAMA INSPIRAÇÃO INTERNACIONAL EM CRUZ

Professor Fábio (IEE), Cleide, Nilva, Jane (professores de Cruz) Rui Aguiar (UNICEF) e Edson (Cruz) em Viçosa do Ceará.

Apesar de toda a fragilidade histórica das Políticas Públicas em Educação no Brasil, recentemente dados referentes ao número de matriculas de alunos na faixa etária entre 7 a 14 anos tem sido apresentado e evidencia-se uma conquista do acesso a educação, sobretudo das camadas populares em nosso país. Em nosso estado muito tem mudado, mas é no nível municipal, que esse fato é mais visível, a Secretaria Municipal de Educação de Cruz recentemente anunciou que na faixa etária referida, em 2008, Cruz tem aprovado - 96,6%, reprovado - 3,4% e um abandono escolar de somente 0,3% de mais de 95% de matriculado desta população.
Sem dúvida, o grande esforço feito pelos Gestores Municipais e a sociedade, no que diz respeito a educação básica pública é a construção e a consolidação da qualidade neste nível de ensino. A Escola de tempo integral e integrada socialmente pode vir a ser uma possibilidade nessa caminhada.
O UNICEF, articulado com outras instituições como APDM-Ce, o Instituto Antenor Naspoline e outros setores da sociedade civil, fizeram uma parceria com o Instituto do Reino Unido e obtiveram o direito de coordenar o Programa Inspiração Internacional, um programa que é um conjunto de ações que busca implementar os objetivos da "Visão de Singapura", criados a partir da conquista do Reino Unido de sediar os Jogos Olímpicos de 2012.
O município de Cruz, através da Secretaria de Municipal Educação, da conquista do Selo UNICEF 2008 e por ter o Espaço de Referência do Brincar – Brinquedoteca, teve o direito de ser cidade pólo no Ceará deste Programa. A idéia básica desse programa é colaborar para a construção participativa de sistemas esportivos sustentáveis e eficazes e ainda contribuir com milhões de crianças e jovens do mundo ajudando-as a melhorar e enriquecer suas vidas brincando e se destacando através do esporte e além da sua permanência na escola. Inicialmente o Programa teria 2 encontros, mas depois mudou-se pra 5 encontros de capacitação, para a formação de 05 professores de educação Física em cada município pólo, para trabalharem o esporte com os alunos a serem atendidos pelo programa, quem ministra esses cursos são professores Instituto Esporte e Educação.
Mesma antes do inicio das atividades, a coordenação do Programa no estado do Ceará esta realizando um intenso processo inicial de capacitação. Como parte desse processo, o município de Cruz está realizando uma formação de todos os monitores de Esporte Educacional do município e ainda foi sede de encontro da III fase de Capacitação do Programa Inspiração Internacional, onde aconteceram os JEBE’s, e a corrida de paquetes na praia do Preá. Esses eventos contaram com a participação de 05 professores das cidades de Assaré, Hidrolândia, Pedra Branca, Porteiras, Tejuçuoca e Viçosa do Ceará, além dos professores Alexandre e Caio o Instituto Esporte Educação, (ministrantes do curso de formação), representante do UNICEF, da APDM-Ce, da APRECE, do Instituto Naspilone; revelaram-se como eventos que trataram o tema, esporte educacional.
A responsabilidade social das instituições envolvidas no Programa Inspiração Internacional e imensurável. Em primeiro lugar, porque será trabalhado um conhecimento complexo da cultura humana capaz de mobilizar bilhões de pessoas em todo mundo. Em segundo lugar, o público alvo são crianças na grande maioria que estudam em escolas públicas que buscam nessas escolas um lugar de esperança de obterem uma formação capaz de fazer deles pessoas com condições de se firmarem com dignidade, em um mundo dinâmico e repleto de contradições.
Na visão do Programa, o esporte deve ser trabalhado não como um fim em si mesmo, mas como instrumento de inclusão social. Assim, para além das habilidades motoras trabalhadas especificas para a aprendizagem das diferentes modalidades esportivas, outros saberes serão trabalhados, a exemplos da historicidade do esportes, dos nexos existentes entre esporte e outras temáticas sociais como: a violência, a paz, o consumo de drogas, o esporte como direito,apenas pra citar algumas.Esse programa em nosso município, será certamente um espaço precioso pra discutir valores sociais e importantes e contraditórios tais como: a cooperação e a competição, o coletivo e o individual, a solidariedade a indiferença, a partilha e a acumulação, dentre outros.
Nessa perspectiva metodológica, o Programa Inspiração Internacional pretende trabalhar o esporte de forma educacional, com isso pretendemos refletir e incorporar maneiras diferentes de fazer esporte, onde através do jogo pretendemos incluir a todos, educar integral, promover respeito a diversidade além de não formar atletas e sim cidadãos.
Por isso no município de Cruz não tenho dúvida se esse Programa for implantado de forma correta e se as pessoas que nele estiverem souberem acolher essa iniciativa que vai ao encontro de pessoas que historicamente foram excluídas do acesso aos bens materiais culturais produzido socialmente, nosso município será exemplo para todo país.

Edvaldo Edson Muniz
Coordenador do Programa Inspiração Internacional em Cruz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?