quinta-feira, 1 de julho de 2010

Xadrez Junino do Córrego da Poeira é destaque nas Festas Juninas do Município de Cruz.

Neste período "dos fins dagua" duas coisas movimentam a população cruzense, um é os jogos da seleção brasileira, outras são as quadrilhas juninas nas escolas, onde muitos aproveitam e tem como tema principal o futebol ou a própria Copa do Mundo. Mas, na comunidade de Córrego da Poeira, 12 km da sede do município, resolveu inovar. O tema da sua festa junina foi o esporte, mas não o futebol, e sim o Xadrez, que vem se tornando o esporte mais praticado naquela comunidade.
No último dia 30 de junho do corrente ano, realizou-se portanto, esse evento, no qual tivemos apresentações de quadrilhas, com destaque especial para o xadrez, onde rei casava-se com rainha e bispos faziam casamentos. E ainda, coreografias para formação do tabuleiro, demonstração de uma partida enxadrística, no tabuleiro gigante com peças confeccionadas de garrafas PET, pelos próprios alunos, para apreciação dos pais e a comunidade escolar, e por fim a entrega de troféus, medalhas e kits de materiais escolares para os finalistas do IV Festival de Jogos Enxadrístico dessa escola. Assim passados quase 15 séculos, o jogo de xadrez aos poucos, ganha espaço na cultura popular, que apesar de alguns pais não o conhecerem seus filhos, meninos e meninas, sem distinção de idade, raça cor ou religião, movimentam e jogam xadrez com maestria, com determinação. Portanto, jogar xadrez é ainda mais do que quebrar tabus, é um instrumento que eleva a alma, causa a euforia interior, e ademais proporciona valores éticos e educacionais necessários a formação humana.


A premiação dos alunos participantes IV campeonato de Xadrez será feita na presença de toda comunidade

No mural os avisos...

Professor de xadrez da comunidade Fco Antonio é um dos homenagiados da noite, recebendo a medalha de reconhecimento ao trabalho feito na comunidade pelo diretor da escola profesor Valderi

Toda comunidade do Córrego da Poeira veio prestigiar o evento


Teve quadrilha matuta!!!!!!!!


Apresentação sobre xadrez (fizeram até chover...)

Uma partida de xadrez com material reciclado (garrafas PET)

Sob olhares atentos dos pais de alunos e da comunidade geral o campeão da escola mostrava suas habilidades enxadrísticas!!!!!!!!

O campeão do IV Festival Enxadrístico da Escola, Jardel recebe o trofeu das mãos do coordenador de Esporte Educacional do município de Cruz, professor Edson Muniz


O vice campeão Antonio Fco, recebe o troféu do professor de xadrez da escola, Fco Antonio


O coordenador de cultura do município de Cruz, Evaldo Vasconcelos entrega o premio de 3º colocado a aluna Débora

Wesley(4º colocado) recebe seu premio, da presidente do COMDICA, de Cruz, Juberlândia
Farias

Welison, 5º colocado recebe o premio de sua mãe

Aurilene 6º colocada recebe o premio de sua mãe

Daiana e sua mãe orgulhosa por sua filha esta no projeto

Os pais de Antonio Joaquim, orgulhoso do filho que era só sorrisos com a medalha no peito !!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?