quarta-feira, 30 de novembro de 2011

RELATÓRIO DE UTILIZAÇÃO DAS QUADRAS ESPORTIVAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CRUZ


A realidade das escolas cruzense em relação a espaço físicos para a prática de atividades físicas pode ser considerada como uma das melhores do Litoral Oeste do Estado do Ceará. Das 24 escolas municipais, 16 tem quadra poliesportiva, e uma tem um Ginásio Coberto, apenas 06 escolas não tem  quadras ainda.
 Porém a utilização destas quadras ainda precisa ser melhorada, de acordo com as diretoras das escolas municipais, esta faltando mais incentivo para a pratica de esporte e lazer nestes espaços.
Nas escolas do Centro (Aningas, Tucuns, Centro, Canema) o caso mais grave é na escola do centro, que esta sendo aberta a comunidade neste mês de novembro, pois a mesma estava sem iluminação pública e a monitora de esporte encerou as atividades do Programa Esportividade pois ficou de licença. Em Aningas e Canema a comunidade participa dos tradicionais jogos a noite, com participação de ex-alunos e pais de alunos. Mas sem orientação esportiva. Em Aningas ainda tem as atividades do Programa Mais Educação. Na escola de Tucuns,  tem as atividades do Mais Educação. projetos de esporte educacional que funciona sexta das 7h as 9h ( handebol e futsal), a tarde a partir das 15h ( jogos e brincadeiras). Projeto Mais Educação terça e quarta das 7h as 9h e a tarde das 15h as 17h. Ha um grupo de futsal feminino com alunas da escola que utiliza a quadra nas segundas feiras a partir das 17h. As 18h da segunda, o grupo de aeróbica com as brinquedistas também fazem uso da quadra em alguns momentos. Nas terças e quintas o grupo de kick Boxick do professor Apolimar das 17 as 20h. Nas quartas, sextas e sábados, a quadra e aberta para a comunidade.
Em Lagoa Salgada, Manoel Aldair faz atividades com as crianças pela manhã de 6: as 7:30 e a noite o vigia abre a quadra e a comunidade participa, das 19h as 20:30, aos sabados tem atividades  do Pró- Jovem de 7h as 8h.
Em Pitombeiras, a quadra é usada pelos adultos da comunidade das 17hs às 18 hs de segunda a sábado. Aberta aos fins de semana durante o dia para os alunos e demais crianças e jovens da comunidade.  A quadra não funciona a noite por falta de iluminação
Em Monteiros de 18:00h às 22:30h, ela é aberta todos os dias, pelo funcionário Júlio César Atamázio, responsável pela quadra no turno da noite.
Em Aroeira trabalho é executado pelo vigia da própria escola que se divide entre os afazeres da escola e da quadra, enfrentando muitos obstáculos porque o Pro Jovem funciona a noite na escola e precisa de um vigia , já que são adolescentes e ao mesmo tempo ele necessita está acompanhando as atividades esportivas na quadra. A quadra funciona de 2ª a 6ª feira das 17:00 as 22:00h e todas as noites está sendo bem movimentada, pelas pessoas da comunidade,alunos e Pro jovem.
Em Cajueirinho  I,  Período da manhã: Esporte Educacional; Período da Tarde: Esporte educacional, dois dias por semana de 7h as 9h. Período da Noite: Jogos com a comunidade  (Responsável: Vigias da praça).
No Poço Doce I a quadra é mais utilizada nos finais de semana, quando alguns jovens vm jogar futsal.
Já na Escola de Canafistula, a quadra é pouco utilizada pela comunidade.
Em Paraguai devido a situação precária da quadra, as atividades desenvolvidas foi só com os alunos. Projeto Esportividade nos turnos manhã e tarde.
A quadra da escola de Frei Jorge é utilizada pela comunidade para promover amistosos entre outras localidades vizinhas, porém não há o acompanhamento. Este ano não tem nenhum projeto funcionando lá.
Em Caiçara, o Ginasio recém construido é jogo até de madrugada. Das 18:30h às 21:30h: Espaço da Comunidade no futsal, Responsável: Vigia Paulo Jacinto. Das 21:30h às 23:00h: Momento PELC com os jovens Responsável: Cleiton Souza, Das 23:00h às 00:00h: Momento da comunidade, responsável: Vigia Paulo Jacinto. Sábado: a partir das 19:00h – Comunidade Caiçara de Baixo. Domingo: a partir das 19:30h – Comunidade Cavalo Bravo. Responsável: Vigia Paulo Jacinto. Os responsaveis pelas escolas de Solidão e Preá não apresentaram nehuma informação. Todas as escolas ainda citaram que a mesma utilizada pelas vivencias práticas nas aulas de educação física, sempre até as 9h pela manhã e a tarde iniciando as 16h até as 17h, infelizmente o sol nos impossibilita de utilizá-la mais vezes.
Além destas atividades esportivas as quadras nas escolas são usadas para manifestaçoes culturais das comunidades.
Entemos que este ambinte é o laboratório da Educação Física, porém pode e deve ser utilizada pela comunidade para desenvolver suas atividades esportivas e de lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?