domingo, 25 de novembro de 2012

Alunos do curso de Ed Fisica de Acaraú/IEDUCARE, tem aula em Preá

No ultimo dia 24 de janeiro, 50 alunos do curso de Educação Física, do turma de Acaraú do Instituto de Estudos e Desenvolvimento Humano -IEDUCARE, tiveram a oportunidade vivenciar e aprofundar seus estudos acerca da disciplina Educação Física e Meio Ambiente, ministrada pelo professor Edson Muniz, que buscou numa aula de campo que segundo (SUERTEGARAY, 2001 p.3) “no método positivista, tão conhecido nosso, o campo (realidade concreta) é externo ao sujeito. O conhecimento/a verdade está no objeto, portanto no campo, no que vemos”.  A aula de campo em tem sido um instrumento metodológico que envolve e motiva, agregando teoria e prática. "Nosso principal objetivo era mostrar aos alunos que é possível uma harmonia entre homem, meio ambiente e esporte, desde que o homem respeite o meio ambiente" disse o professor da turma. 
Para tal, foi escolhido a comunidade de Preá que fica a uma distancia 38 km da sede do município de Cruz, ali alunos, o professor Edson Muniz, e o adolescente Fabio Lima, presidente da ONG, GRAMA, acompanharam a turma. A aula começou na praça, dali todos partiram fazendo um TREKKING pelas dunas e riachos do trecho, observando a degradação do meio ambiente na comunidade pesqueira, sempre fazendo paradas para ouvir o nosso "guia" Fabio, que não deixava fugir nenhum detalhe. A volta foi menos cansativo foi pela beira da praia. Neste percusso os alunos encontraram com um dos moradores da comunidade, o "seu Lima" como é conhecido na região, que falou um pouco sobre a cultura do lugar os costumes e algumas lendas. Os alunos também tiveram em contato com pescadores que contaram para os mesmos, sua forma de pescar, um desenvolvimento sustentável que respeita a natureza. Para encerrar a manhã os alunos numa forma de entrevista com Fabio Lima e "seu" Lima, nativos da comunidade, todos tiravam suas duvidas sobre o turismo e as potencialidades turística da vila, a questão social do crescimento do lugarejo. Na parte da tarde os alunos conheceram a escola de kite surf, KITE SCOOL do Rancho do Peixe onde foram recebido pelo dono do empreendimento e falou sobre a pratica do KITESURF mostrando equipamentos, falando da história do esporte, das competições e suas principais regras. No final do dia o aluno da turma, "seu" Prestes, como é conhecido pelos colegas, fez uma demostração de um outro esporte de aventura ou de natureza o WINDSULF. Durante a avaliação foi discutido, meio ambiente, desenvolvimento sustetavel, ecoturismo e esporte de natureza.

Alunos da turma de Ed. Física de Acaraú- IEDUCARE



Praia do Preá


 Trekking para conhecer a degradação dos mangues e da mata

Algumas dificuldades neste esporte de aventura

Conhecendo as características do lugar


A volta pela praia do trekking

Os alunos, ajudando os pescadores que vinha do trabalho, ajudam tirar a canoa do mar.






Conversa com os pescadores. pesca como sustento da familia

Momento de conversas...


...escuta

...das explicações sobre o turismo, o problema do crescimento desordenado, da vinda de estrangeiros para a comunidade... problemas sociais

Visita a escola de Kitesurf


Mostra dos equipamentos


Dono da escola, "Mosquito" a esq e o professor Edson Muniz a direita


 
 Mais equipamento de KiteSurf

Apresentação dos alunos da escola de kite...

...demostração para turma de Ed Física

Wind surf também foi apresentado aos alunos


Aula pratica...



"Seu" Prestes, praticante da modalidade, fez sua demostração e explicou para os demais como funciona o esporte

Olha seu Prestes, aí...

 Fabia Lima de camisa branca, foi o orientador da turma, nossos agradecimentos

Final de aula!!!!!!!


GOSTOU DA AULA? DEIXE SEU COMENTARIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?