terça-feira, 22 de janeiro de 2013

0

Seja bem vindo Notas de Cruz Opinativo: novo autor do Esporte e Cidadania



Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”. 
Este conceito de cidadania está arraigado à noção de direito, precipuamente no que se refere aos direitos políticos, sem os quais o indivíduo não poderá intervir, nos negócios do Estado, onde permite, participar direta ou indiretamente do governo e na consequente administração, através do voto direto para eleger ou para concorrer, a um cargo público da maneira indireta. A cidadania pressupõe direitos e deveres e a serem cumpridos pelo cidadão que serão responsáveis pela sua vivencia em sociedade.
A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformando frente às dominações, seja do próprio Estado ou de outras instituições.
No Brasil ainda há muito que fazer em relação à questão da cidadania, apesar das extraordinárias conquistas dos direitos após o fim do regime militar (1964-1985). Mesmo assim, a cidadania está muito distante de muitos brasileiros, pois a conquista dos direitos políticos, sociais e civis não consegue ocultar o drama de milhões de pessoas em situação de miséria, altos índices de desemprego, da taxa significativa de analfabetos e semianalfabetos, sem falar do drama nacional das vítimas da violência particular e oficial.


O Blog Esporte Esporte e Cidadania acredita que podemos fazer cidadãos críticos, através do esporte, acreditamos que através desta manifestação cultural que foi criada pelo homem ao longo dos anos, podemos não só fazer campeões mas sim pessoas que conheçam seus direitos e deveres,e possam lutar por eles, e assim fazer desta nação um povo mais digno. 
A partir de hoje o BLOG ESPORTE E CIDADANIA, terá com um assinante de suas postagens, um autor que irá escrever sobre cidadania, sobre o que acontece no nosso município de Cruz/Ce numa visão parcial e de pura opinião do próprio, seja bem vinda NOTAS DE CRUZ OPINATIVO, juntos seremos mais Esporte e Cidadania.  

As opiniões não podem ser fincadas pela superficialidade do conhecimento daquilo que se está dissertando, tampouco da parcialidade natural gerada da indignação, mas sim; pelo pressuposto na crença das idéias coerentes e reais daquilo que se defende. Entende-se o cronista relacionando-o pelo “rosto” à sua forma de pensar, daí porque, o anonimato ser adotado para que não haja a paridade.

NOTAS DE CRUZ (OPINATIVO)


0 comente esta postagem:

Postar um comentário

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger