segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Esporte e muitos jogos, no "Projeto Recreio Dirigido" da Escola do Paraguai

Na EEF João Evagelista da Cruz, na comunidade de Paraguai, professores e núcleo gestor, tiveram uma ideia bastante interessante, introduziram na hora do receio, muito esporte e brincadeiras, os alunos foram quem mais gostaram das novas atrações no intervalo. Segundo a Coordenadora pedagógica Solange Carvalho "Nossa escola vinha enfrentando um grande problema relacionado a indisciplina. Começou-se a observar que esta indisciplina ocorria devido a liberdade dos alunos , principalmente na hora do recreio. Eles ficavam muito soltos. Cada um fazia o que queria, e acabava gerando conflitos."
Diante dessa realidade a escola resolveu sentar e ver uma maneira de solucionar este problema. A coordenadora relatou ainda "foi aí que surgiu a idéia de fazer um recreio dirigido. Onde núcleo gestor e professores se responsabilizariam em manitorar esta ação. O primeiro passo foi selecionar as bricadeiras que os alunos mais gostavam de brincar no recreio. Depois dividimos os dias da semana entre núcleo gestor e professores para coordenar as brincadeiras, ou seja, fazemos um rodízio." Todos os dias são sete pessoas que ficam responsável em fazer o monitoramento. São nove atividades envolvendo sala de vídeo e karaokê. Das sete bricadeiras estão a amarelinha, a bandeira, o cabo de guerra, pular corda e futsal. Estas são as preferidas.
O resultado anima Solange e seus professores, inclusive o monitor de esporte educacional, professor Elivando "
Ainda estamos em processo de adaptação. Mas já posso afirmar que a aceitação está sendo ótima e a indisciplina diminuiu bastante. De bagunça o recreio passou a ser algo divertido disciplinado, dar gosto de ver. Por enquanto é uma experiência que está dando certo, " diz Solange.

As crianças brincando amarelinha, desenvolvendo as habilidades motoras

Sempre acompanhadas de perto pelas professoras


E elas adoram!!!!!!!!

Noutro local a disputa por quem tem mais força...

Cabo de querra

Os jogos populares também tem seu espaço, a bandeira é uma das mais procuradas, sob a sombra dos cajueiros

E com a supervisão de um professor

É uma correria organizada

Sem deixar de lado os princípios do Esporte Educacional

O menino brinca com a menina (respeito a diversidade)


O futsal também esta presente


Quem não tem habilidade com os pés...

Vai brincar no voleibol!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?