Na EEF João Evagelista da Cruz, na comunidade de Paraguai, professores e núcleo gestor, tiveram uma ideia bastante interessante, introduziram na hora do receio, muito esporte e brincadeiras, os alunos foram quem mais gostaram das novas atrações no intervalo. Segundo a Coordenadora pedagógica Solange Carvalho "Nossa escola vinha enfrentando um grande problema relacionado a indisciplina. Começou-se a observar que esta indisciplina ocorria devido a liberdade dos alunos , principalmente na hora do recreio. Eles ficavam muito soltos. Cada um fazia o que queria, e acabava gerando conflitos."
Diante dessa realidade a escola resolveu sentar e ver uma maneira de solucionar este problema. A coordenadora relatou ainda "foi aí que surgiu a idéia de fazer um recreio dirigido. Onde núcleo gestor e professores se responsabilizariam em manitorar esta ação. O primeiro passo foi selecionar as bricadeiras que os alunos mais gostavam de brincar no recreio. Depois dividimos os dias da semana entre núcleo gestor e professores para coordenar as brincadeiras, ou seja, fazemos um rodízio." Todos os dias são sete pessoas que ficam responsável em fazer o monitoramento. São nove atividades envolvendo sala de vídeo e karaokê. Das sete bricadeiras estão a amarelinha, a bandeira, o cabo de guerra, pular corda e futsal. Estas são as preferidas.
O resultado anima Solange e seus professores, inclusive o monitor de esporte educacional, professor Elivando " Ainda estamos em processo de adaptação. Mas já posso afirmar que a aceitação está sendo ótima e a indisciplina diminuiu bastante. De bagunça o recreio passou a ser algo divertido disciplinado, dar gosto de ver. Por enquanto é uma experiência que está dando certo, " diz Solange.
Diante dessa realidade a escola resolveu sentar e ver uma maneira de solucionar este problema. A coordenadora relatou ainda "foi aí que surgiu a idéia de fazer um recreio dirigido. Onde núcleo gestor e professores se responsabilizariam em manitorar esta ação. O primeiro passo foi selecionar as bricadeiras que os alunos mais gostavam de brincar no recreio. Depois dividimos os dias da semana entre núcleo gestor e professores para coordenar as brincadeiras, ou seja, fazemos um rodízio." Todos os dias são sete pessoas que ficam responsável em fazer o monitoramento. São nove atividades envolvendo sala de vídeo e karaokê. Das sete bricadeiras estão a amarelinha, a bandeira, o cabo de guerra, pular corda e futsal. Estas são as preferidas.
O resultado anima Solange e seus professores, inclusive o monitor de esporte educacional, professor Elivando "
Os jogos populares também tem seu espaço, a bandeira é uma das mais procuradas, sob a sombra dos cajueiros
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